terça-feira, 14 de dezembro de 2010

António de Oliveira Salazar, o outro retrato, de Jaime Nogueira Pinto

«Eu tinha 22 anos quando Salazar abandonou o governo, em 27 de Setembro de 1968, e 24 quando ele morreu, em 27 de Julho de 1970. (…) Na memória tenho aquela voz característica, com convicção mas ainda clerical e guardando sempre um fundo de pronúncia beirã.» Durante 40 anos, António de Oliveira Salazar comandou os destinos de Portugal. Mais de três décadas após a sua morte, o seu nome continua a suscitar polémica. Defendido por uns, acusado por outros, idolatrado ou odiado, símbolo de uma época de ouro recordada com saudade ou da estagnação e do «atraso português»?
 
 
Livro lido por Pedro Martins, 10.º B

O Ano do Nevoeiro, Michelle Richmond

Uma mulher e uma criança passeiam na praia, numa fria manhã de Verão. O nevoeiro é tão denso que a visibilidade não ultrapassa alguns metros. A criança, irrequieta, solta-se por momentos da mão da mulher e não volta a ser vista. Fazem-se repetidas buscas, mas decorrem dias, semanas, meses e não se encontra rasto da menina desaparecida. Uma história pungente, escrita da perspectiva de uma mulher que, por uma desatenção de segundos, se torna responsável pelo desaparecimento da filha do homem que ama.


Livro lido por Rafaela Lopes, 10.º B

O Vendedor de Sonhos

Um homem desconhecido tenta salvar da morte um suicida. Ninguém sabe sua origem, seu nome sua história. Proclama aos quatro ventos que a sociedades modernas se converteram num hospício Global. Com uma eloqüência cativante, começa a chamar seguidores para vender sonhos. Ao mesmo tempo em que arrebata as pessoas e as liberta do cárcere da rotina, arruma muitos inimigos. Será ele um sábio ou um louco? Este é uma romance que nos fará rir chorar e pensar muito.
Sobre o autor: Psiquiatra, psicoterapeuta e escritor conhecido e reconhecido em muitos países, Augusto Cury cria aqui sua fábula humana definitiva: como pessoas comuns se tornam especiais em busca de seu amor á vida. Este é o seu quarto romance.
http://www.academiadeinteligencia.com.br/material_visualizar_individual.php?xid_mat_ind=59
Livro lido por Fábio Silva, 10.º B

A Lua de Joana, de Maria Teresa Maia Gonzalez

Os Filhos da Droga, Christianne F.

Pareceu-nos que a história de Christiane dizia muito mais sobre a situação de uma parte da juventude do que qualquer relatório (…) Esta história é excepcional e, ao mesmo tempo, de todos os dias. Fala-nos de relações familiares deformadas, da passagem da infância à adolescência num ambiente de cimento e consumo passivo, mortal para a fantasia, da falta de orientação dos adolescentes e do diálogo entre eles e os adultos. Até o que esta história contém de mais excepcional se repete milhares de vezes: a: penetração da heroína nas discotecas, nos lares juvenis, nas escolas; a prostituição juvenil; a miséria em determinados meios sociais , que continua até hoje escondida da consciência pública. Christiane F. queria que se escrevesse este livro porque (...) se sentia levada a romper o vergonhoso silêncio que rodeia o tema. Kai Hermann e Horst Rieck

Livro lido por Inês Fernandes, 10.º B

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

O Bosque dos Pigmeus, de Isabel Allende


Depois da Amazónia e dos Himalaias - cenários dos primeiros livros da trilogia -, desta vez a aventura decorre em África, onde Nádia e Alexander acompanham a avó Kate em mais uma expedição da International Geographic.
Uma série de peripécias e os ciúmes de um elefante vão animar a semana que o grupo passa num safari. Mas o aparecimento de um padre espanhol vai alterar completamente os planos iniciais do grupo, arrastando-os a todos para um bosque misterioso habitado por pigmeus, depois de seguirem o rasto de dois missionários desaparecidos.
Novamente o mundo mágico dos espíritos vem em socorro da Águia e do Jaguar, e mais uma vez se vêem confrontados, neste romance, culturas, costumes e crenças.

Livro lido por Patrícia Costa, 10.º B

Romance em Amesterdão, de Tiago Rebelo



Mariana e Zé Pedro passaram quinze longos anos sem se tornarem a ver. O tempo que poderia ter sido suficiente para fazer desmaiar a sua paixão vivida em Amesterdão. Os mesmos quinze anos que fizeram Mariana imaginar, milhares de vezes, o reencontro; e Zé Pedro desesperar de alguma vez voltar a encontrá-la. Quando, subitamente, numa azafamada manhã, numa estação de metro, se voltaram a encontrar. Quando tudo parecia ter sido diluído no tempo, eis que o passado volta a ser vivido no presente. Um romance apaixonante!

http://www.presenca.pt/livro/ficcao-e-literatura/romance-romantico/romance-em-amesterdao/?fz=Listagem+Por+Pesquisa&search_word=romance em amesterdão

Luísa Gonçalves, 10.º B

No teu deserto

de Miguel Sousa Tavares

«Éramos donos do que víamos: até onde o olhar alcançava, era tudo nosso. E tínhamos um deserto inteiro para olhar.»
«Ali estavas tu, então, tão nova que parecias irreal, tão feliz que era quase impossível de imaginar. Ali estavas tu, exactamente como te tinha conhecido. E o que era extraordinário é que, olhando-te, dei-me conta de que não tinhas mudado nada, nestes vinte anos: como nunca mais te vi, ficaste assim para sempre, com aquela idade, com aquela felicidade, suspensa, eterna, desde o instante em que te apontei a minha Nikon e tu ficaste exposta, sem defesa, sem segredos, sem dissimulação alguma.»

http://www.oficinadolivro.pt/site/bookDetails.aspx?BookID=500

«Gostei muito de ler o livro e continuarei a ler livros da autoria de Miguel Sousa Tavares»

Luís Gomes, 10.º B

O Fantasma de Canterville

de Oscar Wilde
O velho fantasma de Canterville tem 300 anos e não sabe o que fazer à vida. O seu trabalho é aterrorizar pessoas, mas os americanos que acabam de se instalar no castelo não se assustam com nada. O pior mesmo é quando as crianças começam a pregar partidas ao fantasma. Está velho e está cansado, mas não consegue repousar.


Livro lido por Carlos Agostinho, 10.º B

O Fim da Aventura

<><>
<>
<><>
A ligação amorosa do romancista Maurice Bendrix com Sarah começara em Londres, durante o Blitz.
Um dia, inexplicavelmente e sem aviso, Sarah interrompeu a relação.
Parecia impossível que houvesse um rival no coração de Sarah. Mesmo assim, dois anos depois, levado por um ciúme e uma dor obsessivos, Bendrix contrata Parkis, um detective privado, para seguir Sarah e descobrir a verdade.

Este misterioso relato de uma aventura de amor e do seu místico fim, narrado por Greene de forma magistral, foi levado ao cinema por Neil Jordan, com Ralph Fiennes, Julianne Moore e Stephen Rea nos principais papéis.


Para mim é um dos mais verdadeiros e comovedores romances do meu tempo, em qualquer língua.” – William Faulkner
Lido por Diana Ferreira, 10.º B

História de uma Gaivota e do Gato que a Ensinou a Voar

de Luís Sepúlveda

Esta é a história do gato Zorbas. Um dia, uma formosa gaivota apanhada por uma maré negra de petróleo deixa ao cuidado dele, momentos antes de morrer, o ovo que acabara de pôr.


Livro lido por Vasco Moita, 10.º B

A Sombra do Vento


de Carlos Ruiz Zafón (Autor)
Sinopse
Numa manhã de 1945 um rapaz é conduzido pelo pai a um lugar misterioso, oculto no coração da cidade velha: o Cemitério dos Livros Esquecidos.

Aí, Daniel Sempere encontra um livro maldito que muda o rumo da sua vida e o arrasta para um labirinto de intrigas e segredos enterrados na alma obscura de Barcelona.
Juntando as técnicas do relato de intriga e suspense, o romance histórico e a comédia de costumes, A Sombra do Vento é sobretudo uma trágica história de amor cujo o eco se projecta através do tempo. Com uma grande força narrativa, o autor entrelaça tramas e enigmas ao modo de bonecas russas num inesquecível relato sobre os segredos do coração e o feitiço dos livros, numa intriga que se mantém até à última página.


«Escrito de maneira brilhante, cativando e motivando a sua leitura.»
Bernardo Quintino, 10.º B

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ana Vichenstein A Feiticeira da Mente, de Ana Crisóstomo

Ana Vichenstein é uma adolescente de 15 anos de idade, órfã de mãe, que estuda no mesmo colégio desde os seus seis anos de idade. Excelente aluna, óptima cantora e dançarina e ainda uma excelente pessoa. Tudo isto poderia ser comum a um grande número de adolescentes, não fosse ela uma feiticeira da mente.
Achei-o um livro interessante, que quanto mais se lê mais se quer continuar.
Joana Rocha, 10.º B, Novembro de 2010

Amor de Perdição, de Camilo Castelo Branco

Trata-se, na essência, de mais uma história de amor, amor que, num momento, enlaça para sempre dois seres e os arrasta, como sob a mão de um destino inexorável, para a morte.

Mafalda Cunha, 10.º B, Outubro de 2010

Viagem ao Centro da Terra, de Júlio Verne

Em conjunto com 20 000 Léguas Submarinas, a Viagem ao Centro da Terra (1864) é um dos mais famosos romances de Júlio Verne.
Depois de descobrir e decifrar um misterioso manuscrito rúnico, onde um alquimista islandês afirma ter ido ao centro da Terra, o Professor Otto Lidenbrock, o seu sobrinho Axel e Hans, um caçador islandês, partem numa grandiosa viagem às profundezas da Terra. E é então que começa a verdadeira aventura. Um novo mundo aguarda-os, um mundo onde o tempo parou… onde os dinossáurios ainda andam pelas florestas, gigantescos animais dominam os mares e homens pré-históricos habitam as cavernas.
Mas conseguirá o grupo regressar a casa e abandonar um mundo repleto de perigos?

http://www.europa-america.pt/product_info.php?products_id=5563

O livro está bem estruturado o que faz com que não percamos o interesse.

João Carlos Pinto, 10.º B, Setembro de 2010

O rapaz do pijama às riscas

John Boyne
Ao regressar da escola um dia, Bruno constata que as suas coisas estão a ser empacotadas. O seu pai tinha sido promovido no trabalho e toda a família tem de deixar a luxuosa casa onde vivia e mudar-se para outra cidade, onde Bruno não encontra ninguém com quem brincar nem nada para fazer. Pior do que isso, a nova casa é delimitada por uma vedação de arame que se estende a perder de vista e que o isola das pessoas que ele consegue ver, através da janela, do outro lado da vedação, as quais, curiosamente, usam todas um pijama às riscas.
Como Bruno adora fazer explorações, certo dia, desobedecendo às ordens expressas do pai, resolve investigar até onde vai a vedação. É então que encontra um rapazinho mais ou menos da sua idade, vestido com o pijama às riscas que ele já tinha observado, e que em breve se torna o seu melhor amigo…
Gostei bastante de ler este livro.
Inês Patrão e Fernando Júnior, 10.ºB, Novembro de 2010