domingo, 18 de dezembro de 2011

O Velho e o Mar

O livro O Velho e o Mar relata a história de um velho pescador, de nome Santiago, que não pescava nada há mais de 80 dias, o que fez com que fosse gozado pelos demais camaradas, sendo considerado um "azarado". Contrariamente à atitude destes, havia um rapaz, Manolim, que desde muito novo pescava com Santiago e que, por isso, o admirava mais do que tudo e o encorajava a retornar ao mar para alcançar o grande sonho de pescar um enorme peixe e deixar todos os habitantes da praia boqueabertos.
Certo dia, o velho partiu para alto mar onde, ao fim de alguns dias, travou uma tremenda luta com um espadarte que era nada mais nada menos do que o seu sonho. O peixe era de grande envergadura, possuía listras púrpura enfaixadas num corpo de cor alfazema pálida, que contrastava com o azul escuro do mar.Tinha os peitorais medonhamente abertos de par em par e a sua barbatana dorsal contraída.
O segredo da vitória desta batalha foi o facto do pescador ter conseguido vencer o peixe pelo cansaço, fazendo com que todas as forças do mesmo fossem esgotadas ao puxar o barco para si, acabando por culminar com a sua pesca.
Para desalento de Santiago, no regresso a casa, o seu peixe foi devorado por muitos tubarões esfomeados, que apenas deixaram para trás a espinha da sua conquista.Contudo, os restantes pescadores, ao verem o comprimento do pescado, saudaram o velhote e passaram a respeitá-lo e a vangloriá-lo pelo acto de bravura.
Deste livro se retira uma lição de vida clara e simples que ficará ao critério de cada um descobrir.
Eu gostei de reler este livro, precisamente pela lição que dele podemos extrair, apesar de não ser o meu tipo de leitura preferido.

Mafalda Sant'Ana 11ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário