domingo, 8 de janeiro de 2012


O Jogador, de Fiódor Dostoiesvki

É uma história relatada na primeira pessoa por Aleksei Ivanovitch, um jovem com grande caráter crítico, mas que carece de objetivos na vida. A ação decorre na cidade fictícia de Rolemterburgo, na Alemanha, num ambiente de casinos. Aleksei trabalha num hotel para o General; este tem uma enteada (Paulina) que mantém uma relação de amor/ódio com Aleksei.

Ivanovicth percebe que algo não estava bem naquela família e, ao longo da história, desvenda os tais mistérios: Paulina pede a Aleksei que jogue na roleta, porque precisa urgentemente de dinheiro. Aleksei virá a descobrir que o dinheiro era para pagar um dívida do General  a dois franceses (De Grieux e Mlle. Blanche). O General teria hipotecado o hotel e caso não conseguisse pagar a dívida, a sua única saída era a herança que receberia pela morte de sua avó, que estava muito velha e doente. Contudo, a avó aparece de surpresa e perde toda sua fortuna no jogo propositadamente, para que seu neto (General) não se casasse com Mdlle. Blanche, uma ex-prostituta francesa.

Aleksei Ivanovitch mantém diálogos com seu amigo inglês, Mister Astley, ao longo da historia, e no fim encontra-se num dilema complicado de resolver, mas se quiser saber que dilema é esse vai ter de ler o livro.

Victor Lucas nº23 11ºB


Sem comentários:

Enviar um comentário