segunda-feira, 4 de abril de 2011

Equador



Adorei o livro. Equador de Miguel Sousa Tavares é um romance histórico que relata a vida do século XX, mais precisamente a vida nas ilhas de S. Tomé e Príncipe, que na altura eram ainda colónias portuguesas.
Este livro fála-nos também de aspectos como escravatura, adultério, suicídio, entre outros assuntos polémicos e muito importantes.
Este é um excelente retrato da sociedade portuguesa, nos finais da monarquia. Envolve-nos e sensibiliza-nos para o horrível tratamento dos escravos, que se pensava já não existirem. Prova-se que afinal não era bem assim.
Equador fala de Luís Bernardo, um lisboeta solteiro e bastante influente, que é recrutado pelo rei D. Carlos para as colónias de Portugal, em S. Tomé e Príncipe. A sua missão tem como objectivo a "limpeza" da imagem de Portugal, que é constantemente falado no exterior por rumores de escravatura nas colónias.
Luís Bernardo fica quase três anos nas colónias, longe do seu país e da sua cultura, para concluir, em conjunto com David que vem da Índia para o avaliar, que nem tudo o que se escreve e que se diz é o que realmente corresponde à verdade.
O cargo de governador e a defesa da dignidade dos trabalhadores das roças lançam-no na descoberta do amor e em inúmeros conflitos políticos, sociais e pessoais.
Ficamos a conhecer como é a vida  e o clima em S. Tomé e Príncipe, ficamos até com vontade de ir visitar as ilhas.
 Na minha opinião, Equador tem um enredo bastante fascinante e muito interessante. É um livro que vale a pena ler.

João Marques Gomes, 10ºC, Nº 16

Sem comentários:

Enviar um comentário