quinta-feira, 8 de março de 2012

 Viagens na Minha Terra

"Viagens na Minha Terra" é uma obra da autoria de Almeida Garrett que se baseia em dois planos distintos. Por um lado, um plano real e concreto de uma viagem feita por este entre Lisboa e Santarém e, por outro, o plano da novela "A Menina dos Rouxinóis", sendo inspirada a sua escrita numa janela misteriosamente aberta, rodeada de arvoredo e de rouxinóis que palram alegremente e que criam uma enorme envolvência em quem os escuta.
Levado pelos seus pensamentos, inspirado, conta a história de uma avó - D.Francisca - e sua neta, Joaninha, que vai viver um tórrido romance com o seu primo Carlos. Inicialmente, é-nos apresentada uma casa bela, mas quase vazia, onde só habitavam as duas primeiras personagens referidas. Estas recebiam, semanalmente, visitas do frade Frei Dinis que lhes levava notícias de Carlos, homem que há já algum tempo fazia parte do séquito de D.Pedro. Percebe-se uma aura misteriosa em torno deste frade que, mais tarde, se vem a descobrir ser o verdadeiro pai de Carlos e o involuntário culpado da morte do pai de Joaninha e do marido da sua amante. Neste clima de tensão, e antes de Carlos ter vivido outras paixões pelo estrangeiro, nomeadamente com Geórgina, moça da alta sociedade inglesa, D.Francisca cega, chocada pela terrível revelação da paternidade de Frei Dinis em relação a Carlos. Este, mais tarde, ao visitá-la a pedido de Joaninha, com quem entretento se envolveu apaixonadamente, surpreende-se ao encontrá-la naquele estado.
No fim da trama serão inúmeras as surpresas que se podem encontrar, tais como Carlos se tornar barão e Joaninha enlouquecer. Por sua vez, com o término da novela, termina a viagem a Santarém e o comboio chega a Lisboa, ponto de partida da viagem.
Pessoalmente, gostei da novela por seguir o tom de Frei Luís de Sousa, mas achei que, apesar de belas, a leitura das paisagens se torna maçuda.

Mafalda Sant'Ana 11ºB

Sem comentários:

Enviar um comentário