quinta-feira, 22 de março de 2012

Refúgio, de Nora Roberts


Jo Ellen é uma fotógrafa de renome que depois de receber fotografias da sua mãe morta, volta para a pequena ilha, situada na Geórgia, onde está o resto da família que não vê á anos: Bryan, Lexi, o pai e a tia.
Enquanto lá está, reencontra Nathan, um conhecido da sua infância. Ele é muito especial para Jo porque foi o pai dele que a ensinou a mexer na máquina fotográfica.
Contudo, o perseguidor de Jo Ellen, que lhe enviou as fotografias da mãe, começa a matar pessoas na ilha: a primeira vítima foi uma pessoa muito próxima à família, Ginny, e depois uma simples recém-casada que estava ali por acaso. Jo recebe as fotos delas, mortas, e quando o corpo de uma delas é encontrado, todos percebem que há um assassino na ilha.
Nathan então revela a história da sua família: o pai, no verão que ensinou Jo a tirar fotografias, assassinou a mãe dela, à procura da fotografia perfeita e que Kyle desapareceu numa festa no meio do Mediterrâneo. Sendo que o corpo nunca foi encontrado, Nathan recusa-se a acreditar que o seu irmão possa estar vivo e a causar tal terror na ilha.
Porém, um furacão ameaça a ilha e todos têm que se refugiar em casa, tirar os turistas da ilha e arrumar tudo. É quando Kyle começa a atacar a família de Jo: a vítima é Bryan, que é baleado, deixando-o ás portas da morte. Conseguindo entrar em casa dos Hathaways, rapta Jo Ellen, mas esta coloca-se em fuga no meio da tempestade. Assim que Nathan sabe o que está a acontecer, parte para o meio da tempestade, onde Jo está a correr pela sua vida e Kyle que está no seu encalço. Quando os três se encontram, Nathan mata o irmão, por proteção a Jo Ellen e de todos que vivem á volta dela.
Gostei bastante do enredo, a história é bastante descritiva o que são características da autora, contudo o final foi bastante confuso e sem emoção, algo que noutros livros dela não acontece, o que me deixou bastante desiludida. Não aconselho a quem nunca leu Nora Roberts, e aconselho a ler a quem gosta de dramas de família, cada um com a sua personalidade e quem goste de fotografia, porque tem muitos detalhes sobre isso.

Ana Teresa Barreiros Nº3 11ºD 

Sem comentários:

Enviar um comentário