quarta-feira, 21 de março de 2012

Não digas nada à mamã, de Toni Maguire


Este livro apresenta-nos uma história verídica que relata a vida de sofrimento da escritora “personagem principal”.
Toni foi violada pelo pai aos seis anos de idade e, a partir daí, a sua vida mudou. Contou à mãe, mas de nada serviu, pois esta apenas lhe disse para nunca mais falar disso…
Os anos foram passando, as violações e os maus-tratos por parte do pai continuaram até ao dia em que ela engravidou. Tinha apenas catorze anos quando teve de abortar, o que quase que a levou à morte, pois a criança já está demasiado desenvolvida e fê-la ter uma hemorragia. A seguir a este acontecimento traumático, viu-se mais tranquila, pois o pai foi preso.
Toni tentou sempre lutar pela vida até ao dia em que se tenta suicidar e é levada para um hospital psiquiátrico, onde se apercebe que aquele não é o seu fim, apenas terá de lutar sozinha…
Apesar de todas as injustiças que viveu, quando a mãe está internada no hospital devido a um cancro, Toni está sempre presente, mesmo sabendo que a mãe nunca lhe tinha dado apoio quando ela mais precisou.
É um livro belíssimo, que revela muita coragem por parte de Toni. É também muito chocante, pois ela descreve todos os maus momentos passados com o pai. 
“O amor é um hábito difícil de quebrar.” (De um padre do hospital para Toni)

Sem comentários:

Enviar um comentário